Criança, cavalo, aulas de equitação, alertas e cuidado, prazer, alegria, responsabilidade

Criança e cavalo, aula de equitação, Thaty Aulas

Hoje, recebi uma ligação de uma mãe procurando um local para levar seu filho de 2 anos andar a cavalo, isso me levou a refletir e aconselhar, não sei bem se ela entendeu que o importante é começar certo em um local responsável.

Vou começar com uma experiência pessoal, não tenho como objetivo de desincentivar e sim orientar para busca da forma correta e prazerosa de entrar no mundo do cavalo e não sair mais dele.

Minha neta se senta em um cavalo desde menos de 1 anos, no nosso cavalo, que conhecemos.

Quando ela tinha por volta de 4 a 5 anos, estava montando um pônei em um local fechado, com pista de areia e sob supervisão, e caiu, estava usando colete e capacete, foi só um susto.

Eu já estava acostumado a colocá-la em meu cavalo, Vergano, super calmo e ambos se conheciam, ele tinha um carinho especial por ela.

Vergano

Bom, para relaxar do tombo de um pônei que havia ocorrido na aula, fomos para a pistinha de areia, ela montada no Vergano eu segurando a rédea, pista fechada e tranquila, ela de capacete e colete.

Não é que de repente entra um cachorro do nada, ele pertencia aos proprietários do local onde nossos cavalos estavam estabulados e assustou o Vergando que foge com minha neta pequena na sela.

Ela galopando, ela ainda equilibrada e como a pista era pequena, pude alcançar e ainda segurar uma das rédeas, diminuindo um pouco a velocidade dele, mas eu caí, felizmente ele era um cavalo limpo e evitou me pisar, minha neta já estava desequilibrada e com a redução da velocidade, foi caindo lentamente apoiada no estribo sem “enfiar o pé”, felizmente, para não prender, até o chão, nada sofreu.

Essa é uma história que terminou bem, mas olhando de forma um pouco mais realista, poderia não ter sido bem assim.

Veja, quando isso ocorreu eu já montava há alguns anos, minha filha já era atleta premiada e instrutora, meu cavalo era de total confiança e mesmo assim esse perrengue, então sempre espere o inesperado.

Importante, ninguém deixou de montar depois disso, minha neta agora mais velha, monta e compete e eu, apesar da idade e do Vergano já ter partido, continuo montando.

Quando me ligam sobre aulas na escolinha e perguntam sobre crianças andarem a cavalo, sempre me lembro e tomo a liberdade de fazer inúmeras recomendações, desde a escolha de um local sério, falo sobre a idade da criança, do tipo de piso, sei lá o que mais eu recomendo, realmente não me importo se a escolha será pelo trabalho da nossa escolinha, mas sim pela segurança da criança não importa onde.

Acho que os pais, quando os pequenos mostram que são amantes de cavalos, um animal maravilhoso e que faz um bem enorme no desenvolvimento das crianças, deveriam primeiro procurar aproximá-los dos animais, visitar vários locais, avaliar quais são os cuidados, ver a qualidade dos animais, a índole do responsável pelo local, colocar a criança no cavalo deve ser o final do processo.

É fundamental tomar muito cuidado quando em um local fica fácil colocar a criança em um cavalo sem qualquer preocupação com segurança.

É muito difícil dizer a partir de qual idade começar, nós colocamos um corte nos 5 anos, menor exige muito cuidado, alguém puxando e se forem muito pequenos, alguém andando ao lado e segurando, isso mesmo com pôneis, que parecem tranquilos, mas são mestres em derrubar.

Tudo que falei não é para desistir do cavalo, mas sim para ter uma relação de longo prazo, começar com segurança, amá-los como são, como eu e minha família, eu avô, filha e netas.

Marco Vidal

Cavaleiro há 15 anos, pai de atleta e instrutora de equitação, avô de atleta de hipismo salto, proprietário de cavalo, fundador do site Clube do Hipismo, coordenador do Thaty Aulas equitação.