Seu cavalo pode se beneficiar por estar sem ferradura?

Sem ferradura?

Sem ferradura é adequado para o seu cavalo? Saiba por que e como os ferradores fazem a transição de cavalos calçados para cavalos descalços.

Fonte: The Horse, tradução Google

Can Your Horse Benefit From Being Barefoot?

Com as superfícies sintéticas deformáveis ​​que muitos locais de competição equina usam em vez de superfícies abrasivas ou duras, os cavalos de competição de alto nível podem competir descalços com sucesso, disse Stephen O’Grady, DVM, MRCVS, da Virginia Therapeutic Farriery, em Keswick. O’Grady apresentou o assunto durante a convenção da Associação Americana de Praticantes de Equinos de 2023, realizada de 29 de novembro a dezembro. 3 em San Diego, Califórnia. A ferragem tradicional mantém um papel dominante e importante na indústria equina, mas a metodologia dos pés descalços ainda apresenta uma opção viável para muitos aspectos do cuidado dos pés, acrescentou O’Grady.

Cavalos com cascos de boa qualidade que não se exercitam extensivamente em superfícies abrasivas ou cavalos desempregados em recuperação de uma lesão podem ser bons candidatos para a metodologia descalço. Permitir que um cavalo fique descalço por um período é um dos melhores métodos para melhorar a conformação do casco ou a distorção da cápsula do casco, disse O’Grady. “Também podemos considerar a ferragem descalça em casos de má conformação dos membros que resulta em carga anormal do pé, dor nas costas, cavalos com claudicação nas patas associada à ferragem e problemas crônicos nos pés sem causa conhecida”.

Quando o casco de um cavalo precisa de proteção e tração adicional, ou quando os veterinários estão tratando problemas de claudicação, como laminite e doença da linha branca, podem ser necessários sapatos. “Os calçados fornecem proteção, mas também promovem carga periférica, o que significa que o suporte de peso está concentrado no perímetro da parede do casco”, disse O’Grady. “Isso altera a função fisiológica do pé e diminui a absorção de energia. A ferradura não é uma extensão do pé, pois a ferradura cria uma interface entre o pé e o solo, o que tem consequências.”

Ele observou que o calçado envolve duas interfaces: uma entre o pé e o calçado e outra entre o calçado e o solo. Isto prejudica a interface única entre o pé e o solo e afeta a função do pé. Os pesquisadores documentaram que a aplicação de sapatos aumenta o estresse no osso navicular e no tendão flexor digital profundo em até 14%, observou ele.

Sem ferradura?

Quando é melhor descalço para cavalos?

O’Grady explicou que os proprietários de cavalos e ferradores devem considerar a ferragem descalço em casos de reposicionamento dos calcanhares, como o de um cavalo com calcanhares tosados ​​e um quarto de rachadura que infeccionou. Deixar os sapatos por 10 dias permitiu que os calcanhares assumissem uma posição mais adequada e promoveu a cicatrização da fissura do quarto.

“Para lidar com um sapo recuado, o sapato é deixado de lado e os calcanhares são aparados em intervalos de 10 dias até que os calcanhares e o sapo estejam no mesmo plano horizontal”, disse O’Grady. “Isso é difícil de conseguir enquanto o cavalo está ferrado. Por outro lado, deixando um cavalo sem ferraduras com uma rã prolapsada, o peso do cavalo prontamente empurrará a rã de volta para uma posição apropriada.”

Quando um cavalo está descalço, cada calcanhar se move separadamente, em vez de ficar travado no lugar como os calcanhares de um cavalo ferrado, explicou ele. O pé muda de formato e forma uma taça como uma ferradura, dando tração ao cavalo.

Fazendo a transição do seu cavalo de calçado para descalço

“Os pré-requisitos para a transição de calçados para descalços são tempo de adaptação, boas estruturas para os pés ou estruturas que podem melhorar e mudanças na ferragem”, disse O’Grady.

Os cavalos normalmente precisam de 30 a 60 dias descalços para que todas as estruturas dos pés se adaptem. Isso acontece ao caminhar com base firme e com afluência. “Em alguns casos em que a parede do casco pode estar comprometida, podemos usar um casco modificado para adicionar estabilidade”, disse O’Grady. “O gesso é limitado à parede do casco e não interfere na função fisiológica do pé, e um gesso pode melhorar o processo de transição.”

Através de sua experiência trabalhando com mais de 60 cavalos de competição de nível superior, O’Grady agora recomenda apenas modelar os cascos em vez de apará-los após a transição para os pés descalços. “Livre-se da faca do casco, você não vai precisar dela para moldar o pé”, disse ele. “Retire os sapatos no final do ciclo de calçado para que haja algum pé para trabalhar e use uma escova de aço em vez de uma faca para limpar apenas a parte inferior do pé.

“Você pode precisar de uma pinça e definitivamente de uma lima para remover o excesso da parede do casco e criar um chanfro grosso ao redor do perímetro da parede do casco”, acrescentou. “A chave aqui é usar a grosa em ângulo, em vez de plana. Queremos manter o volume.”

Apesar de seu entusiasmo pela ferragem descalço, O’Grady reconheceu que nem todo cavalo deveria andar descalço. Para usar com sucesso a metodologia descalço, entretanto, os praticantes precisam compreender o processo e considerar a necessidade de permitir a adaptação do casco do cavalo.

Escrito por:

Stacey Oke, MSc, DVM, é veterinária e redatora e editora médica freelance. Ela está interessada em animais grandes e pequenos, bem como em medicina complementar e alternativa. Desde 2005, ela trabalha como consultora de pesquisa para empresas de suplementos nutricionais, auxilia médicos e veterinários na publicação de artigos de pesquisa e livros didáticos e escreve para diversas revistas e sites educacionais.

Visits: 21