Protetores e bandagens superaquecem as pernas dos cavalos?

Protetores de pernas

Os pesquisadores investigaram o grau em que botas e bandagens prejudicam o resfriamento por convecção – potencialmente danificando as células do tendão – durante o exercício.

Do Boots and Wraps Overheat Horses’ Legs?

Fonte: The Horse, tradução Google

Cavaleiros comumente aplicam botas e faixas nos membros inferiores de seus cavalos durante o exercício para protegê-los de lesões por interferência e traumas. Os resultados do estudo, no entanto, mostraram que esses equipamentos aumentam a temperatura das pernas a um ponto que é prejudicial para os tendões. Então, você corre o risco de superaquecer os tendões ou de sofrer uma lesão por contato?

Uma equipe da Middle Tennessee State University, em Murfreesboro, teve como objetivo descobrir medindo os aumentos de temperatura nos membros durante o exercício em cavalos equipados com uma variedade de proteções comuns para as pernas. O estudante de graduação Luke Brock apresentou os resultados do seu estudo no simpósio virtual de 2021 da Equine Science Society.

Anatomia e resfriamento do membro inferior

Brock primeiro explicou como os membros inferiores equinos com design exclusivo funcionam e se resfriam.

“O membro nu é altamente eficiente e aerodinâmico, e há falta de músculos abaixo do joelho ou jarrete”, disse ele. “Ele se resfria da mesma forma que um ventilador resfria nossa pele, tirando o calor da superfície da pele.”

Quando você aplica uma bota ou bandagem na perna, isso cria um microambiente entre o material e o membro que tem um efeito isolante. A taxa de dissipação de calor depende de fatores como permeabilidade do material, design e aplicação da proteção das pernas, calor produzido durante o exercício, temperatura e umidade ambiente e taxa de troca de ar ambiente.

Esse efeito isolante pode ser prejudicial ao tendão flexor digital superficial subjacente, que tem uma temperatura central mais alta do que a da pele e é hipovascular (perde muito pouco calor através da corrente sanguínea).

“Portanto, o resfriamento por convecção é extremamente importante no resfriamento desse tendão”, disse Brock.

Comparando seis tipos de proteção de perna

Em seu estudo, Brock et al. recrutou seis cavalos adultos saudáveis ​​para usar seis botas ou bandagens durante o exercício:

• Uma bota de neoprene tradicional;
  • Uma bota de neoprene perfurada;
  • Uma bota de neoprene à base de plantas feita de Stomatex;
  • Uma bota cross-country;
  • Uma bandagem elástica; e
  • Um envoltório polo de lã.

Os cavalos rodaram em cada método de proteção de perna ao longo de seis séries de exercícios. Eles usaram a bota ou bandagem em um membro anterior, e o outro membro anterior serviu como controle, pois eles realizaram 20 minutos de exercícios seguidos por 180 minutos de recuperação em pé. A equipe de Brock usou um dispositivo especial (um registrador de dados higrocrônico iButton) para medir a temperatura e a umidade dos membros a cada minuto. Eles descobriram que:

• A temperatura do membro nu estava mais baixa.
  • Todas as temperaturas de tratamento foram maiores do que o membro nu em todos os pontos de tempo.
  • O envoltório polo de lã teve a maior temperatura e umidade.
  • Nenhum dos membros tratados retornou à temperatura e umidade basais após o período de recuperação de 180 minutos.
  • Todos os membros tratados atingiram temperaturas que afetam negativamente as células do tendão.

“Os resultados apoiam a hipótese de que o resfriamento por convecção é prejudicado por botas e bandagens durante o exercício”, disse Brock. “O efeito hipertérmico criado por botas e bandagens causa microdanos crônicos ao tendão.”

Projeto de inicialização e tomada de decisão

Enquanto as diferenças de temperatura e umidade entre as botas usadas no estudo não diferiram significativamente, Brock notou algumas diferenças de design que podem afetar sua capacidade de resfriamento.

“A chuteira de medicina esportiva alternativa feita de material Stomatex com o design de bolha era mais legal (do que as outras botas), mas também era mais folgada, então isso pode ter surtido efeito”, disse ele.

A equipe não notou diferenças entre a bota de medicina esportiva perfurada e a bota de medicina esportiva tradicional.

“As botas de cross-country tinham um design inovador em forma de favo de mel no exterior e pareciam realmente boas para proteção contra impactos traumáticos, mas eram muito acolchoadas e em camadas por dentro, o que pode ter sido desnecessário e pode ter adicionado à retenção de calor daquela bota ,” ele explicou.

“O envoltório polo foi numericamente o tratamento mais quente no estudo”, acrescentou.

Em conclusão, Brock disse que a aplicação de proteção às pernas durante o exercício continua sendo uma situação de risco versus recompensa. Ao tomar decisões de proteção de perna, ele disse para considerar:

• As condições ambientais.
  • A intensidade da carga de trabalho.
  • Tendências de locomoção de seu cavalo (por exemplo, se seus pés e pernas tendem a interferir uns nos outros).
  • Design e materiais de botas e bandagens.

“A melhor maneira de proteger seus cavalos é remover a proteção das pernas o mais rápido possível e, em seguida, aplicar uma mangueira fria nesses membros”, disse ele.

Em pesquisas futuras, ele gostaria de quantificar as forças de trauma de membro em diferentes intensidades de trabalho para determinar quanta proteção de perna um cavalo precisa e “certificar-se de que estamos usando os materiais corretos para obter a combinação de inicialização de risco x recompensa correta. ”

Se você estiver interessado em assistir às apresentações do Simpósio Virtual da Sociedade de Ciências Equinas de 2021, inscreva-se no Simpósio até 2 de agosto de 2021 e as gravações estarão disponíveis para visualização até 3 de setembro de 2021.