Cavalos e cães entendem e se adaptam um ao outro no jogo

Um estudo italiano descobriu que cavalos e cães podem brincar juntos, comunicando suas intenções de brincar e ler e imitar as expressões faciais um do outro.

Um predador. Um animal presa. E o pasto, o playground deles.

Fonte: The Horse, tradução Google, sujeito a pequenos enganos

Se você já viu cães e cavalos interagirem em comportamento lúdico, vislumbrou um fenômeno natural. Esses dois mamíferos altamente diferentes, mas altamente domesticados, podem brincar juntos, comunicando suas intenções de brincar e ler e imitar as expressões faciais um do outro, de acordo com pesquisadores italianos.

“Existem comportamentos que vão além da natureza do animal (presa / predador)”, disse Veronica Maglieri, estudante de etologia no Departamento de Biologia da Universidade de Pisa, na Itália.

“É realmente incrível ver animais perseguindo um ao outro, rolando e até mordendo um ao outro sem nunca mostrar nenhuma dúvida sobre a intencionalidade lúdica de suas ações”, disse ela. “Isso realmente nos dá uma indicação da complexidade cognitiva desses animais.”

Maglieri e uma equipe liderada por Elisabetta Palagi, PhD, professora da Universidade de Pisa, avaliaram 20 vídeos do YouTube de cães e cavalos em brincadeiras espontâneas. Eles descobriram que, geralmente, cavalos e cães parecem “se entender” quando se trata de brincar, e eles adaptam seus comportamentos de acordo.

“Auto-deficiente” é comum em brincadeiras de cavalos, disse Maglieri. O autodeficiente, já conhecido no jogo entre cães, envolve o ato de modificar o comportamento ou a posição para reduzir os pontos fortes de um jogador. Semelhante a um pai que dá à criança uma vantagem em uma corrida ou um jogador de xadrez mais forte que remove peças antes de iniciar um jogo de xadrez, os animais tendem a reduzir seus pontos fortes nas sessões de jogo para tornar o jogo mais “justo”, explicou ela. O estudo de seu grupo mostrou, pela primeira vez, que até cavalos e cães fazem isso um pelo outro.

Por exemplo, os cães usavam menos os dentes e as garras carnívoros, e os cavalos reduziam a altura abaixando ou deitando-se, explicou Palagi. Ambas as espécies tendiam a se deitar de costas, expondo-se de formas vulneráveis.

“Esses padrões seriam perigosos para o animal se fossem criados em contextos não brincalhões, e o fato de eles o fazerem nos diz que nossos súditos confiavam cegamente um no outro”, disse ela. “Eles executaram esse padrão, apesar dos riscos associados, e os usam para atrair o outro sujeito a brincar e comunicar suas intenções lúdicas. Os padrões de auto-deficiência são um comportamento peculiar e indicam não apenas a grande motivação para brincar, mas também a percepção do animal sobre si mesmo. ”

Apesar das muitas diferenças físicas da espécie, os esforços de auto-desvantagem foram equilibrados, acrescentou. “Nossos resultados mostram que o número de padrões de autodeficiência foi semelhante entre cães e cavalos, e isso é incrível, porque indica uma sincronização perfeita entre as duas espécies”, disse Maglieri.

As expressões faciais também foram uma parte crítica da peça interespécie, disseram os pesquisadores. Eles tendiam a mostrar um comportamento frequente de “boca aberta relaxada (ROM)” – onde mantinham a boca aberta sem qualquer tipo de tensão – bem como “imitação facial rápida (RFM)” – na qual ecoavam expressões faciais feitas pelo companheiro de brincadeira. Parece ter um papel no “compartilhamento de humor durante as interações sociais”, afirmaram os pesquisadores.

“A presença de RFM entre cães e cavalos nos deixa sem palavras com relação às habilidades de comunicação dos animais e nos mostra o quanto ainda precisamos descobrir”, disse Palagi. “Se os cavalos conseguem se comunicar tão bem com um sujeito de outra espécie, quem sabe o que eles podem fazer quando a comunicação ocorre entre membros da mesma espécie. Seria realmente interessante no futuro estudar sessões de brincadeiras a cavalo também. ”

O trabalho dos pesquisadores foi inspirado inicialmente por um vídeo “particularmente bonito” do YouTube, que mostrava expressões faciais frequentes (mais fáceis de ver quadro a quadro, acrescentou Maglieri), além de autodefesa, com as duas espécies deitadas e rolando de costas. , Disse Maglieri.

“Este trabalho nos fascinou desde o início”, disse ela. “Não acreditamos que o comportamento de brincar possa ocorrer de maneira tão natural e descontraída entre sujeitos tão diferentes, a menos que exista muita confiança entre eles. Se as pessoas tiverem a sorte de encontrar esse comportamento em seus ambientes, esperamos que o vejam com uma nova consciência e desfrutem de todo o mundo que está por trás de um comportamento tão “simples” quanto a peça.

SOBRE O AUTOR

milímetros

Apaixonada por cavalos e ciência desde o momento em que montou seu primeiro pônei de Shetland no Texas, Christa Lesté-Lasserre escreve sobre pesquisas científicas que contribuem para uma melhor compreensão de todos os equídeos. Após a graduação em ciências, jornalismo e literatura, ela obteve um mestrado em redação criativa. Agora, com sede na França, ela pretende apresentar o aspecto mais fascinante da ciência eqüina: a história que ela cria. Siga Lesté-Lasserre no Twitter @christalestelas .

Cavalo e cachorro