Prêmio Hipismo Brasil 2023: melhores do ano, lançamento Hall CBH da Fama e do documentário Baloubet

Cerimônia dos campeões do hipismo em sete modalidades, promovido pela Confederação Brasileira de Hipismo, contou com presença do campeão olímpico Rodrigo Pessoa, homenagens in memoriam e aos destaques do Pan 2023

A noite da quarta-feira, 10/4, foi especial com o Prêmio Hipismo Brasil 2023, no Clube Hípico de Santo Amaro (SP), condecorando os campeões de sete modalidades chanceladas pela Confederação Brasileira de Hipismo (CBH) na temporada do ano passado, além de diversas homenagens aos medalhistas pan-americanos e o lançamento do Hall CBH da Fama. Em seu primeiro pronunicamento, o anfitrião Fernando Sperb, presidente da CBH, deu as boas-vindas a todos e logo anunciou a grande atração da noite: a premiere do documentário – Baloubet: Drama e Glória de um Gladiador – produzido pelo Comitê Olímpico Brasileiro. Juntos, Fernando Sperb, Paulo Wanderley, presidente do COB, e o campeão olímpico Rodrigo Pessoa, falaram da importância do documentário em memória ao cavalo mais famoso de todos os tempos.

Abrindo a cerimônia, também aconteceram homenagens in memorian, começando com Coronel Renyldo Guimarães, integrante da primeira equipe de ouro no Pan-americano em Winnipeg 1967, cavaleiro de quatro Olimpíadas e responsável pela formação de gerações de campeões. Coronel Renyldo, que também foi presidente do CHSA, faleceu deixou aos 99 anos, em 28 de abril de 2023. Barbara Laffranchi, vice-presidente da CBH e o presidente Sperb entregaram a homenagem à família de Renyldo.

Em seguida, teve homenagem em memória a Lucia Faria, primeira amazona a integrar o Time Brasil de Salto, que faleceu em 29 de janeiro de 2024, aos 78 anos. Lúcia disputou a Olimpíada em 1968 na Cidade do México, garantido a 7ª colocação por equipes e 12° lugar individual, melhor resultado entre todos os competidores americanos e melhor de uma amazona brasileira nos Jogos por 40 anos. Lucia também foi course-designer, bem-sucedida treinadora e dirigente, sempre primando com seu conhecimento e gentileza única.

E foi dado início ao documentário Baloubet, Drama e Glória de Gladiador. Ao final, Sperb novamente deu as boas-vindas ao Presidente do Comitê Olímpico do Brasil, Sr. Paulo Wanderley, ao Diretor de Comunicação do COB, Sr. Paulo Conde, aos Presidentes das Federações, aos Presidentes dos Clubes, em especial ao Sr. Francisco José Mari, presidente do Clube Hípico de Santo Amaro, patrocinadores e autoridades presentes.

“Entramos no terceiro ano de gestão com metas atingidas e novos sonhos idealizados. Chegamos em 2024 com uma estrutura mais profissional, com maior transparência, ética e governança, o que garantiu à CBH não só maiores controles, aumento de patrocínios privados e na arrecadação de dinheiro público, como a promoção, pela primeira vez em nossa história, para o maior nível de governança existente no COB, conforme avaliação feita pelo próprio Comitê Olímpico do Brasil”, destacou Sperb.

“Não só atingimos o nível máximo, como também asseguramos o pódio no critério governança, ética e transparência, de acordo com a avaliação do COB. Com uma administração mais profissional, nos permitimos a ousar mais no esporte, aumentando constantemente os investimentos esportivos da CBH”, enfatizou o presidente da CBH, emendando com os primeiros feitos esportivos em 2023.

Finalmente, Sperb ainda destacou importantes dados. “Desde que assumimos a gestão da CBH em 2022, aumentamos em mais de 260% a premiação em espécie dos concursos nacionais e em 510% a premiação dos concursos internacionais, graças aos patrocínios privados, às federações e aos comitês organizadores”, pontuou o dirigente. “Mas temos ainda muitos projetos, muitos sonhos e trabalho pela frente. Não pararemos por aqui e os novos desafios já estão sendo enfrentados e vencidos.”

Em mais uma homenagem, apresentada por André Beck, CEO da Atto Produção e frente à equipe de marketing da CBH, a CBH lançou o Hall da Fama e o primeiro condecorado não poderia ser outro: seu amigo de longa data, o campeão olímpico, mundial e tricampeão da Copa do Mundo Rodrigo Pessoa, por tudo que já conquistou e segue conquistando, levando o hipismo brasileiro e ao mais alto patamar. O Hall da fama será uma exposição itinerante com grandes nomes do hipismo brasileiro e dois próximos homenageados já estão definidos: Nelson Pessoa Filho e Cel Renyldo Guimarães Ferreira.

Na sequência, a mestre de cerimônia Roberta Milani iniciou a premiação dos melhores do ano e, dessa vez, os campeões das sete modalidades – Salto, Adestramento, Hipismo Completo, Paradestramento, Enduro, Volteio e Tambor – subiram juntos em três diferentes palcos para receberem seus troféus. Ao final, teve homenagem aos medalhistas pan-americanos 2023 das modalidades olímpicas e do enduro. Marina Azevedo, primeira mulher a armar os percurso de salto em Jogos Pan-americanos, também foi homenageada.

Confira mais detalhes e lista completa de premiados – clique aqui.

Colaboração: Carola May