Santa Vitória do Palmar seleciona o melhor da raça Crioula em Passaporte Morfologia

Morfologia - Crédito Felipe Ulbrich Divulgação

Uma das cidades mais ao Sul do Brasil, Santa Vitória do Palmar (RS) receberá, esta semana, exemplares da raça crioula para o Passaporte Morfológico. Na ocasião, serão selecionadas as quatro melhores fêmeas e os quatro melhores machos para a final da Morfologia do ciclo da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), que será realizada na Expointer, em Esteio (RS). A exposição morfológica de Santa Vitória do Palmar ocorre entre os dias 15 e 18 de junho.

O presidente do Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos da cidade, Mateus Rodrigues Teixeira, garante que a expectativa é de uma prova muito boa, com bom número de animais de alto nível. “O pessoal está trabalhando para fazer o melhor, os sócios do núcleo vão trazer cavalos e vamos responder à Associação, a confiança que ela nos deu em sediar um passaporte na nossa cidade”, garantiu. Segundo ele, a realização de uma exposição passaporte é um evento importante para qualquer núcleo.

O jurado da Passaporte será Felipe Malfatto. Ele será auxiliado por Amanda Azambuja. “O Felipe é um jurado experiente, já julgou vários passaportes, a final da Expointer, bem conceituado”, avaliou Mateus Rodrigues Teixeira. Sobre Amanda, o presidente do Núcleo de Criadores disse que “é uma guria que está começando, iniciando nas pistas como júri, mas uma menina que se criou no cavalo e vive o cavalo no dia a dia”.

E para congregar a comunidade, o Núcleo também realizará coquetel de premiação, leilão de coberturas e shows musicais. Além da exposição Passaporte, a pista de Santa Vitória do Palmar receberá uma etapa classificatória de Paleteadas.

15 de Junho de 2023 (Quinta-feira)
14h – Concentração de Machos

16 de Junho de 2023 (Sexta-feira)
9h às 11h30 – Admissão