Qualificativa pan-americana de Adestramento no CHSA

Victor Avila com Corsário IGS vencedor do Grand Prix e GP Freestyle (Carola May)

A 3ª observatória para formação do Time Brasil para os Jogos de Santiago movimentou a pista principal do Clube Hípíco de Santo Amaro, em São Paulo, entre 2 e 4/6. Foi o terceiro Concurso de Dressage Internacional (CDI) na temporada e segundo de nível 3* para obtenção do índice mínimo de elegibilidade (MERs) pelos candidatos a vaga na equipe brasileira para o Pan-americano, em outubro, no Chile.

Na busca pelo índice participaram 16 conjuntos, seis no Big Tour 3*- Grand Prix, Grand Prix Special e Freestyle e dez no Small Tour 1* – São Jorge, Intermediaria I e Freestyle Intermediária I, entre eles todos os cavaleiros da equipe medalha de ouro nos Jogos Sul-americanos de 2022, em Assunção, Paraguai.

Dos seis competidores do Big Tour, cinco estrearam no Grand Prix realizado na sexta-feira, 2/6, com vitória de Victor Trielli Ávila com Corsário IGS, 67,196%, única dupla de nível Big Tour no Time Brasil no Sul-americano, quando também conquistou a medalha de prata individual.

O vice-campeão do GP foi Paulo César dos Santos montando Fidel da Sasa JE, 66.652%, dupla medalha de ouro individual e por equipes no Sul-americano, estreando um Grand Prix.

No sábado, 3/6, no Grand Prix Special, o vencedor foi Murilo Augusto Machado com Jorge V.O que registrou 66.468% de nota média final. Empatados com 65.000%, ocuparam o 2º posto os conjuntos Jeferson Rodrigo Pereira com Ferragamo Crystal e Victor Trielli Ávila montando Corsário IGS.

No domingo, 4/6, Victor Trielli Ávila com Corsário IGS foi o um único conjunto no Grand Prix Freestyle, fechando a apresentação com 70.650% de aproveitamento.

Com dez concorrentes, o destaque do Small Tour (CDI1*) foi Eduardo Alves de Lima, o Duda, montando a Oldenburger Florisbela V.O. O cavaleiro somou duas vitórias: no Prêmio São Jorge, sexta-feira, 2, registrou 69.088% de nota média geral e 69.265% com a juíza FEI5* Anne Gribbons, e na Intermediária I, no sábado,3, 69,412%. Foi o segundo CDI3* do conjunto na temporada. Florisbela V.O, que fazia parte do Time Brasil no Sul-americano, sofreu uma indisposição na viagem para Assunção e não participou do Odesur, e até abril estava em recuperação.

Frederico Correa Mandrot com Gladiador da Sasa JE foi vice-campeão nas três provas: no Prêmio São Jorge registrou 68,029%, na Intermediária I fez 67,618%, e na Intermediária I Freestyle, 69,485%.

Com direito a choro de emoção, Joana Marie Sliwik, amazona alemã radicada em São Paulo, montando Intef Interagro ven

ceu na Intermediária I Freestyle no domingo, 4/6, com 70.845% de nota média final. O 3º posto na Intermediária Freestyle coube a Sérgio Castany de Fiori com Milord AMM, 67.595%.

Competindo na série Internacional Junior, Charlotte Hering Germscheid com Handicap da Sasa JE registrou 64.576% no sábado, 3, e 62,530% no domingo.

Ao lado da juíza norte-americana Anne Gribbons (FEI5* – nível máximo0, atuaram no júri outros quatro juízes, todos FEI4* Brenda Minor (Canadá), Knut Danzberg (Alemanha), Sandra Smith (Argentina) e Natacha Waddell (Brasil).O CDI3* foi promovido pela Confederação Brasileira de Hipismo (CBH) e organizado pelo Clube Hípico de Santo Amaro (CHSA), com Carolina Chemin, diretora do concurso.

Sobre os XIX Jogos Pan-americanos 2023

A 29ª edição dos Jogos Pan-americanos, evento esportivo maior das Américas, acontece entre 20/10 a 5/11 em Santiago, no Chile. As provas de hipismo serão sediadas na Escola de Equitação San Isidro Graneros de Quillota, na região de Santiago. A modalidade Adestramento acontece entre 22 e 25/10. No Adestramento, as equipes – 4 titulares e 1 reserva – podem ser formadas conjuntos em dois níveis Small e Big Tour.

Índices rumo ao Pan-americano

O índice mínimo de elegibilidade (MERs), o Certificado de Capacidade, que cada conjunto (cavalo x cavaleiro) deve alcançar para se tornar apto a competir no Pan é de no mínimo 64% no Small Tour e Big Tour é de 58%. Cada conjunto deve alcançar o índice pelo menos duas vezes em eventos distintos e com juízes FEI de nacionalidades diferentes do atleta. Porém, o índice desejado pela Confederação Brasileira de Hipismo para formação de equipe é superior, devendo girar em torno dos 70%. O prazo para o Certificado de Capacidade é até 24/09/2023. Integram a long-list de candidatos a uma vaga no Pan, 37 cavaleiros e amazonas em atividade no Brasil e no Exterior. Norbert van Laak é o técnico e Sarah Waddell, a chefe de equipe.

Paris 2024

Garantem vaga para as Olimpíadas os dois países que melhor se posicionarem no Pan do Chile 2023, desde que tenham, ao menos, dois conjuntos competindo no Big Tour. Os Estados Unidos já garantiram vaga durante o Mundial 2022 em Herning, Dinamarca. No individual, os dois melhores resultados de conjuntos do Big Tour, desde que sejam de países diferentes, também se tornam elegíveis para Paris 2024.

Resultado completo.

Colaboração: Carola May, Rute Araújo e Francine Flach