Faleceu Thomas Wolff, primeiro veterinário brasileiro da FEI

Thomas Wolff

O óbito ocorreu nessa quarta-feira em decorrência de um nódulo identificado no pulmão que acabou tendo complicações gerando uma infecção. O velório será nesta quinta-feira (2/2), a partir das 11h30, no Cemitério Israelita do Butantã. O sepultamento será às 13h.

Fonte: Revista Horse

Formado pela USP, com doutorado pela Universidade de Zurique (Suíça) e 48 anos de atividade profissional, Wolff era um veterinário atuante, com passagem por diversas instituições hípicas, entre elas a Confederação Brasileira de Hipismo (CBH) e a Federação Paulista de Hipismo (FPH), nas quais ocupou o cargo de diretor veterinário por mais de uma década. ”Eu sou macaco veio, CRMV baixa, como o pessoal costuma falar”, brincou ele na última entrevista concedida à Revista Horse, em outubro de 2022, quando acompanhava os casos de Herpes Vírus na Sociedade Hípica Paulista.

Desde 1980, atuava como responsável pelo departamento veterinário de Clube Hípico Santo Amaro e, em 2015, foi o primeiro brasileiro a integrar o Comitê Veterinário da Federação Equestre Internacional (FEI). Atualmente, era médico veterinário oficial da FEI nível 4, a mais alta graduação entre os profissionais da área.

Tomas Wolff também participou de diversas delegações brasileiras de hipismo em competições internacionais realizadas no Brasil e no exterior, incluindo as Olímpiadas da Coreia (1988) e da China (2008). Em 2014, integrou a comissão veterinária da FEI nos Jogos Equestres Mundiais na Normandia.

Entre 2004 a 2010, assumiu a diretoria do Departamento de Antidopagem e da Divisão de Assistência Veterinária do Jockey Clube de São Paulo durante duas gestões consecutivas. Foi responsável pela modernização de vários setores, chegando a adquirir na ocasião, aparelho de última geração para a análise de substâncias. “

Paralelamente, foi organizador de seis congressos veterinários internacionais, além de palestrante, incluindo o X Congresso Mundial da World Equine Veterinary Association (WEVA) realizado em 2009 no Brasil.

O Cemitério Israelita do Butantã, onde será realizado o velório, a partir das 11h30 desta quinta-feira (2/2), e o sepultamento às 13h, fica na Avenida Engenheiro Heitor Antônio Eiras Garcia, 5530.  Jardim Educandário, em São Paulo (SP), na altura do km 15 da Raposo Tavares.