Palco do Cavalo Crioulo receberá 250 animais para a Final da Morfologia Expointer

Morfologia Expointer - Crédito Felipe Ulbrich Divulgação

Depois da realização de diversas seleções do melhor da raça crioula, a Morfologia Expointer chega a sua grande final, em 28 de agosto, com o início dos julgamentos dos 250 animais selecionados. Dentre estes, 143 são fêmeas e 107 são machos. Além das feiras nacionais, realizadas em diversos Estados brasileiros, a seletiva contará com delegações estrangeiras que alcançaram vaga na Expo FICCC 2023 realizada na Argentina. Ao final de três dias de análises de diversos critérios da raça, os Grandes Campeões e o Melhor Exemplar da Raça 2023 serão conhecidos na quarta-feira, dia 30 de agosto.

Conforme o vice-presidente de Exposições Morfológicas e Modalidades Seletivas da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), André Luiz Narciso Rosa, os últimos a garantirem sua vaga na final foram escolhidos nas prévias de Jaguarão (RS) e Balsa Nova (PR), onde foram inscritos 300 cavalos, entre machos e fêmeas. “A gente conseguiu tirar ainda 38 animais destas duas prévias e já chamamos depois destes, mais 23 reservas, que são aqueles animais das vagas dos cavalos que já eram representantes FICCC e não voltam ao palco da Expointer, mas que tinham a vaga. E então já contemplamos mais 23 animais até a data de hoje”, explica o dirigente.

Para avaliar cada animal e chegar ao Melhor Exemplar da Raça deste ano, foram designados Mário Móglia Suñe, para a categoria Fêmeas, e Vinícius Guedes Freitas, para a categoria Machos. O reserva para ambas as categorias será Rodrigo Albuquerque Py. A definição dos nomes foi feita ainda em 2022 e André Rosa, que também é coordenador do Colégio de Jurados, explica que a ação antecipada “faz parte de um projeto voltado aos associados e aos expositores do ciclo”. Ele também explica a percepção de que a seleção dos avaliadores em questão é fortalecida pela qualidade destes. “São três nomes incontestáveis, um jurado para machos, um para fêmeas e mais um terceiro reserva. Tenho certeza que aliados à qualidade dos animais farão um grande trabalho”, projeta o vice-presidente.

Confira a programação

Morfologia Expointer - Crédito Felipe Ulbrich Divulgação
Morfologia Expointer – Crédito Felipe Ulbrich Divulgação

Dia 28 de Agosto de 2023 (Segunda-feira)