Prévia completa as vagas da delegação brasileira para Morfologia FICCC

Prévia Morfológica - Crédito Felipe Ulbrich

Jovens promessas da raça e exemplares com campanhas já consolidadas se juntaram e preencheram a pista do Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS), em busca da chance de representar o Brasil na Morfologia da FICCC 2023, evento que ocorre na Argentina, entre março e abril do próximo ano. Dos 78 animais inscritos na Prévia Morfológica para a Expo FICCC, promovida pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), 22 foram aprovados e agora integram a delegação brasileira, se unindo assim aos oito animais premiados no grande campeonato da Morfologia Expointer 2022, já habilitados. Ao todo, o Brasil tem 30 vagas na disputa pelas premiações do evento internacional.

O resultado veio após dois dias de programação: na sexta-feira, 2 de dezembro, avaliação da categoria Machos, com 31 inscritos; já as 47 fêmeas concorrentes passaram em pista na manhã de sábado, 3 de dezembro. A análise e decisão da lista de aprovados desta Prévia ficou com o olhar e trabalho conjunto dos técnicos da Associação: Alexandre Pons Suñe, Carlos Marques Gonçalves Neto e Rodrigo Albuquerque Py. Além das 22 vagas já garantidas na FICCC, o trio de avaliadores indicou também mais dez animais que ficam como reservas para o evento (importante ressaltar que os reservas na categoria Machos serão chamados, na ordem divulgada no documento, somente se houver desistência de algum dos machos habilitados. E na categoria Fêmeas, da mesma forma, se houver desistência entre as éguas que tem a vaga garantida).

Rodrigo de Albuquerque Py, um dos técnicos responsáveis pela seleção, destaca o alto nível que esteve em pista nesta Prévia. “Essa Prévia, da qual selecionamos para a FICCC, em Buenos Aires, como era de se esperar, uma Prévia de excepcional nível, tanto de machos quanto de fêmeas, decisões muito justas e ajustadas, tudo muito próximo em termos de qualidades e virtudes dos animais, a gente espera que essa delegação que vai representar o Brasil seja extremamente competitiva e nos traga bons resultados”, conclui Py.

Prévia Morfológica - Crédito Felipe Ulbrich
Prévia Morfológica – Crédito Felipe Ulbrich

Importante lembrar que na lista de aprovados os animais estão enquadrados nas categorias, inclusive com sua nomenclatura, em que competirão na Expo FICCC 2023, já que a Morfologia obedece ao disposto no regulamento vigente do país sede, neste caso, a Argentina. Cabe salientar que as categorias têm, além do nome, a disposição por idades distintas do que consta no regulamento da ABCCC, dividindo os animais por período de nascimento. Ainda há diferença de apresentação no que se refere às categorias apresentadas a cabresto ou montadas.

A lista completa dos animais classificados pode ser conferida no site da ABCCC em www.abccc.com.br.

Foto: Felipe Ulbrich/Divulgação
Texto: Redação ABCCC