Raça Crioula inicia Expointer definindo campeões da Morfologia

Morfologia - Crédito Felipe Ulbrich Divulgação (3) (Médio)

Um grande desfile do melhor que a raça Crioula tem em morfologia será realizado no primeiro final de semana da Expointer, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS). A Arena do Cavalo Crioulo abrirá sua programação para a feira com a Final da Morfologia, que conhecerá seus grandes campeões e o melhor exemplar da raça no domingo, 25 de agosto. Ao todo, 275 exemplares se credenciaram para a disputa da modalidade promovida pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC).

Conforme o vice-presidente de Exposições Morfológicas e Modalidades Seletivas da associação, André Luiz Narciso Rosa, a expectativa é de que a Morfologia apresente a evolução da raça em pista. “Tivemos potrancas maravilhosas classificadas, isso indica que a raça vem em constante evolução. As expectativas são as melhores possíveis”, salienta, reforçando também a grande quantidade de animais em relação à anos anteriores, que devem superar os 267 inscritos destes 275 que se habilitaram nas Exposições Passaportes.

Os jurados para a final da Morfologia Expointer 2024 serão a dupla composta pelo argentino Carlos Solanet e o brasileiro Gustavo Silveira Rodrigues, além do árbitro Luciano Correa Passos. “Será um trio de jurados, com dois jurados e um árbitro, tanto para macho quanto para fêmea, que serão os mesmos. Faz muito tempo que não era esse formato, pois era sempre um jurado para macho e um jurado para fêmea, e este ano vamos colocar dois jurados para todas as categorias e os mesmos jurados”, reforça Rosa.

Morfologia - Crédito Felipe Ulbrich Divulgação (3) (Médio)
Morfologia – Crédito Felipe Ulbrich Divulgação (3) (Médio)

Ao todo, foram  21 Exposições Passaportes, que já iniciaram em 2023 e mais três Prévias Morfológicas realizadas durante o ciclo 2024, passando por Estados como Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Goiás.

Foto: Felipe Ulbrich/Divulgação

Texto: Nestor Tipa Júnior/AgroEffective

Please follow and like us:
Pin Share

Onde hospedar (estabular) seu cavalo