Coletes infláveis ​​para cavaleiros reduzem lesões?

Coletes infláveis x tradicionais

O uso de equipamentos de segurança é fundamental para a prática de qualquer esporte. No hipismo, o capacete é obrigatório, enquanto os coletes não são necessários para todos. Um dos pontos em questão é a eficiência dos coletes infláveis em comparação com os coletes tradicionais.

Recentemente li um artigo no site Horse Journal sobre uma pesquisa que abordou a eficiência do colete inflável em comparação com outros tipos de coletes de proteção. A conclusão foi a seguinte:

“A análise estatística dos dados mostrou que o uso de jaqueta de ar esteve significativamente associado a lesões graves/fatais em quedas.”

A pesquisa foi publicada no Journal of Science and Medicine in Sport . “Os atletas que usavam jaqueta de ar estavam superrepresentados na porcentagem de lesões graves ou fatais em quedas, em comparação com os atletas que usavam apenas um protetor corporal padrão”, escreve Nyland.

Fonte: Horse Journals, tradução Google

Do Inflatable Air Jackets for Equestrians Reduce Injury?

Jaquetas infláveis ​​(coletes) para cavaleiros estão disponíveis há vários anos. Um botijão de gás, conectado por uma corda à sela do cavalo, é descarregado quando a corda é puxada durante uma queda, inflando a jaqueta em uma fração de segundo.

As jaquetas de ar visam dispersar a força do impacto em uma queda e reduzir a compressão do tórax. É claro que eles não oferecem proteção contra ferimentos na cabeça e outros tipos graves de ferimentos.

Coletes infláveis x tradicionais

Mas será que reduzem o risco de lesões em quedas?

Lyndsay Nylund conduziu um estudo sobre o uso de jaquetas de ar pelos pilotos e a gravidade das lesões em quedas ocorridas durante competições de equitação. Nylund, ex-ginasta e treinador internacional, agora dirige clínicas que treinam cavaleiros para que caiam com segurança.

O trabalho serviu de base para uma tese na Faculdade de Ciências da Saúde, Disciplina de Exercício e Ciências do Esporte, da Universidade de Sydney, Austrália. Numa análise retrospectiva dos dados de competição de equitação da FEI, Nylund relacionou a gravidade da lesão resultante de uma queda ao fato de o piloto estar usando uma jaqueta de ar no momento.

Entre 2015 e 2017, 1.819 pilotos caíram usando air jacket e 1.486 pilotos caíram sem usar air jacket. Ele categorizou as lesões como “nenhuma lesão/leve” (3.203 pilotos) ou “lesão grave/fatal” (102 pilotos).

A pesquisa foi publicada no Journal of Science and Medicine in Sport . “Os ciclistas que usavam jaqueta de ar estavam superrepresentados na porcentagem de lesões graves ou fatais em quedas, em comparação com os ciclistas que usavam apenas um protetor corporal padrão”, escreve Nyland.

Ele acrescenta que os pilotos que usavam jaqueta de ar tinham chances 1,7 vezes maiores de sofrer uma lesão grave ou fatal em uma queda, em comparação com os pilotos que não usavam jaqueta de ar.

Qual é a explicação para esta descoberta? Será que os pilotos que usam jaquetas aéreas se sentem mais protegidos e correm mais riscos? As jaquetas aéreas são usadas por pilotos mais avançados em percursos mais desafiadores?

Nylund sugere que é necessário mais trabalho para compreender a(s) razão(ões) da associação identificada.

Marco Vidal

Cavaleiro desde 2007, pai e avô de atletas de hipismo salto, proprietário de cavalo, criador do site Clube do Hipismo.

Please follow and like us:
Pin Share