Cavalo Crioulo redefine calendário de provas após enchentes no Rio Grande do Sul

Bocal de Ouro Rolante - Crédito Maurício Vinhas Divulgação (Médio)

A Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) redefiniu o calendário de provas e exposições no Rio Grande do Sul após o adiamento de diversos eventos da raça devido às enchentes que atingiram o Estado. Com o Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS), ainda inviabilizado pelo acúmulo de água das enxurradas, as três classificatórias restantes serão disputadas no Parque da Liberdade, em Rolante (RS).

A decisão foi anunciada após reunião da diretoria da entidade. As sugestões foram enviadas pela Comissão de Provas da ABCCC, que apresentou ideias para a conclusão do ciclo de provas da raça no ano. De acordo com o vice-presidente de Exposições Morfológicas e Modalidades Seletivas da entidade, André Luiz Narciso Rosa, diversos núcleos se ofereceram para concluir as provas, mas a escolha de Rolante se deu pela logística e acesso aos competidores. “A nossa entrega será total e estamos com o calendário pronto. Precisaremos da cooperação das pessoas. Temos três provas para realizar no Rio Grande do Sul e classificar 48 finalistas”, ressalta.

Bocal de Ouro Rolante - Crédito Maurício Vinhas Divulgação (Médio)
Bocal de Ouro Rolante – Crédito Maurício Vinhas Divulgação (Médio)

Conforme o presidente da ABCCC, César Hax, além do apoio dado às comunidades e pessoas, uma das formas que a associação entende que pode auxiliar é fazendo a cadeia do Cavalo Crioulo continuar girando, já que muitas pessoas dependem desse meio para emprego e renda. “Por trás da paixão que nos move pelo cavalo e por trás do conceito de seleção que a associação defende, temos uma indústria que precisa andar e não pode parar. Somos responsáveis por inúmeras famílias que vivem do cavalo”, observa.

Com isso, a classificatória Gaúcha Sul ocorrerá de 17 a 23 de junho, enquanto a Classificatória Gaúcha Norte ficou para o período de 8 a 14 de julho. Já a Classificatória Aberta, que encerra o ciclo de seletivas antes da final, será realizada de 29 de julho a 4 de agosto. As outras classificatórias fora do Estado serão em Balsa Nova, no Paraná, de 10 a 15 de junho, e Lages, em Santa Catarina, de 24 a 29 de junho. As Exposições Passaportes para a Morfologia também receberão novo calendário.

Foto: Maurício Vinhas/Divulgação

Texto: Nestor Tipa Júnior/AgroEffective