Uruguai classifica oito exemplares para o Freio de Ouro 2024

Quelen Yerba Buena - Crédito Zaf Fotografia Divulgação (Médio)

No Parque Del Prado, em Montevideo, Uruguai encerrou no sábado, 11 de maio, a programação do evento organizado pela  Sociedade de Criadores de Cavalos Crioulos do Uruguai (SCCCUY), que deu início na terça-feira, 7 de maio, à tradicional Expo Outoño.

A qual reúne ginetes, criadores e amadores para disputar e prestigiar disputas Morfológicas, Esportivas e Funcionais da raça Crioula em solo uruguaio. Entre os exemplares da Morfologia e amadores que disputam a Copa Volkswagen, 31 conjuntos, 15 fêmeas e 16 machos, concluíram as etapas da seletiva funcional, na terceira Classificatória do Cavalo Crioulo ao Freio de Ouro 2024, (a primeira aconteceu em solo Argentino, em Buenos Aires; a segunda foi o Bocal de Ouro, realizado recentemente na Arena Coberta do Cavalo Crioulo, em Esteio). A segunda classificatória internacional contou com avaliação do trio de jurados: Mauro Raimundi Ferreira, Fábio Muricy Camargo e José Francisco Pereira de Moura.

Repetindo o feito, entre os “padrillos”, um conhecido das pistas sobe no mesmo pódio, onde também conquistou a Classificação em 2023, e volta a tentar angariar o título supremo funcional da raça crioula, Campana Echo a Mano conduzido por Thomaz Gonçalvez, alcançaram média final de 20,317. O zaino que largou entre os quatro primeiros exemplares na Etapa Morfológica (Média 7,383), assumiu a liderança na segunda Etapa de Andaduras, Figura, Volta Sobre Patas e Esbarradas. Por milésimos deixou a liderança após a Mangueira II, mas logo recuperou a liderança, no qual não deixou mais, na Etapa Bayard Sarmento. “Na verdade é muito difícil falar em um momento como este. Deixei minha família, tenho que aguentar, seguir trabalhando e lutando. Essa vitória é para o povo do Rio Grande do Sul. Vamos necessitar de muita ajuda e tenho certeza que sairemos mais fortes. Adiante!”, enfatizou emocionado Thomaz que conquistou também, o quarto lugar entre os machos com Exuberante das Três Argolas (Média Final: 18,817) e Ginete Destaque da Categoria Machos.

Buscando alcançar 18 pontos de média e assim conquistar uma vaga na Final da disputa funcional, tripé seletivo da raça crioula, quatro fêmeas e quatro machos passam a integrar a lista dos finalistas da modalidade. Entre as fêmeas Quellen Yerba Buena conduzida por Ricardo Wrege concluiu as etapas com média de 20,304. Ela que largou na sétima colocação e média morfológica de 6,850; demonstrou sua funcionalidade, subindo colocações, mas foi no trabalho com os novilhos que chegou a liderança após a Etapa de Mangueira I, de onde não saiu mais. “Ter uma égua com tanta qualidade na mão é uma grande responsabilidade. Mas pudemos ser coroados graças a dedicação ao trabalho que estamos fazendo”, destacou Wrege, que também conquistou o título de Ginete Destaque – Categoria Fêmeas.

Sensibilizados com os últimos acontecimentos climáticos que assolam o povo gaúcho, ocasionado pelas enchentes, que causam devastação de cidades, deixando assim inúmeras vítimas, o presidente da Sociedade de Criadores de Cavalos Crioulos do Uruguai, José Maria Campiotti, prestou na rede social solidariedade e destacou “É momento de refletir, estamos unidos pelo mundo do Cavalo Crioulo e por todas pessoas que dependem dele”. Pertencente ao Calendário de Eventos antes mesmo dos ocorridos, foi mantido, devido a ser organizado e conduzido pela Associação Uruguai. Campiotti relembra que ambos países estão sofrendo com as inundações.

Confira o resultado

Quelen Yerba Buena - Crédito Zaf Fotografia Divulgação (Médio)
Quelen Yerba Buena – Crédito Zaf Fotografia Divulgação (Médio)

FÊMEAS

1º LUGAR
QUELEN YERBA BUENA
CRIADOR E EXPOSITOR: AZNAREZ ELORZA HNOS.
GINETE: RICARDO WREGE
MÉDIA: 20,304

2º LUGAR
JABOTICABA DA GAP SAO PEDRO