Santiago sedia primeira Passaporte e quer aproximar raça Crioula com a comunidade

Morfologia - Crédito Fagner Almeida

Pela primeira vez, em quase 30 anos de existência, o Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos de Santiago vai sediar uma Exposição Passaporte. Será entre os dias 20 e 22 de abril, no Parque de Eventos da Agropecuária Bazana. A expectativa é reunir criadores não só da cidade, mas de regiões próximas. O Núcleo também programa um show musical nativista com acesso gratuito e quer contar com a presença do público local além de proporcionar uma boa recepção aos participantes.

O presidente do NCCCS, Thiago Scalcon, comemora a confiança da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) em autorizar a realização da Exposição Passaporte na cidade. “Era um anseio desde que assumimos o Núcleo em trazer um grande evento, no caso um dos três pilares de seleção da raça, sendo que é a Morfologia, o Freio e a Marcha, a gente estar sediando uma etapa seletiva de um desses pilares é uma grande honra para nós”, celebra. Ele afirma que o núcleo, que completa 30 anos em 2024, já é conhecido por sediar um dos maiores Crioulaços do ciclo.

Sobre aproximar a comunidade local aos eventos da raça e do núcleo, Scalcon diz que um dos principais desejos é integrar a população da cidade aos associados do núcleo e aos crioulistas que estarão participando da exposição. “A gente sabe que o público destes eventos na maioria das vezes se limita ao público do cavalo, que está expondo, e a comunidade muitas vezes não participa, dessa forma, desde a escolha do local foi pensado em facilitar a integração”, coloca o dirigente. O objetivo é fazer com que se sintam à vontade e que tenham portas abertas dentro do núcleo e da raça. “Isso é um trabalho de expansão que a ABCCC já faz, mas os Núcleos devem ter o propósito de aproximar, desfazer barreiras e fazer com que todos participem e se sintam em casa”, explica. Thiago Scalcon também comemora a parceria de cabanhas da região que doaram coberturas que serão leiloadas no evento, com renda revertida para o núcleo.

O jurado convidado para avaliar machos e fêmeas da 1ª Morfologia Passaporte de Santiago foi o argentino Frederico Arguelles. Criador renomado na Argentina, Arguelles é visto como de grande trânsito entre os países que compõem a FICCC. O presidente do NCCCS afirma que a família Arguelles é muito importante na seleção do cavalo crioulo e que “uma pessoa que tem resultados em casa dá um respaldo bem importante, sendo que a indicação dele só vem a agregar”. O argentino terá como jurado auxiliar Arthur Severo Zago e o técnico da exposição será Jaime Bica.

Confira a programação

20 de Abril de 2023 (Quinta-feira)

Até às 18h – entrada dos animais
9h – Revisão Coletiva