Cavaleiro olímpico Doda Miranda com Princess de Revel fatura GP Internacional BTG Pactual nos 84 anos da Sociedade Hípica Brasileira, no Rio

Doda MIranda a caminho da vitória no GP Internacional nos 84 anos da SHB (Luis Ruas)

Nessa sexta-feira, 25/11, o ponto alto do Internacional de Salto do 84º Aniversário da Sociedade Hípica Brasileira, no Rio de Janeiro, o GP BTG Pactual, a 1.55m, reuniu a elite do hipismo brasileiro. Sagrou-se campeão o cavaleiro olímpico Doda Miranda apresentando Princess de Revell. De quebra, com o 4º lugar no GP, Stephan Barcha montando Chevaux Primavera Montana Império Egípcio, bicampeão brasileiro senior top 2021/2022, campeão sul-americano por equipes e prata individual, confirmou a vitória no ranking brasileiro senior top 2022 com 160,5 pontos.

Os 12 melhores – entre os quais quatro sem faltas – habilitaram-se à 2ª volta idealizada por Erica Sportiello. Doda com DTC Princess de Revel, penúltimo conjunto em pista, garantiu o primeiro duplo zero, em 52s74, resultado que veio a lhe garantir o título. A disputa encerrou o ranking brasileiro senior top 2022 e foi válida como etapa seletiva da liga sul-americana para Final Copa do Mundo 2023, nos EUA. Agora o cavaleiro busca o bi no GP Roberto Marinho que encerra a competição no domingo, 27/11.

“Fiquei muito feliz. Esse ano vencemos o Indoor na Hípica Paulista, um concurso muito cobiçado pelos cavaleiros, e agora aqui no Rio Janeiro também esse GP de muito prestígio. Ano passado saltei com outra égua e fiz uma falta no último. Agradeço demais a toda minha equipe, meus pais, meus filhos e meus cavalos maravilhosos. Tenho trabalhado muito, é bom demais saber que a gente ainda tem muito a evoluir”, comemorou Doda, que agora visa o GP Roberto Marinho no domingo, 27. “Vou saltar com o Dinoso, cavalo de 9 anos, de muito potencial, que tenho esperança de voltar a competir integrando a equipe principal do Brasil, o que me dá muita motivação”, revelou o medalhista olímpico que em 1996 foi campeão do GP Roberto Marinho.

Marcello Ciavaglia que montando HST Cartouche zerou a 2ª volta em 51s55 e com uma só falta trazida da 1ª volta sagrou-se vice-campeão, também foi vice na classificação geral do ranking brasileiro senior top totalizando 140 pontos. Com pista limpa no 1º percurso e uma falta no meio do 2º percurso, em 51s78, Lucio Osório montando Etonian Master Polana conquistou a 3ª colocação.

Stephan e Chevaux Primavera Império Egípcio arremataram o 4º posto, com um derrube no 1º percurso e pista limpa, no 2º, em 51s78. Na 5ª e 6ª colocação aparecem, respectivamente, Artemus com Dubruc JMen e Fernando José de Assis Costa com Ludona van de Dorpshoeve, ambos com um derrube na soma dos dois percursos, em 52s48 e 55s74.

A exemplo de todas as etapas, a 9ª e última etapa distribuiu R$ 200 mil em premiação totalizando R$ 1,8 milhão ao longo da temporada 2022. O GP Pactual também foi válido como etapa seletiva da Liga Sul-americana para a Copa do Mundo 2022, em Omaha, nos EUA.

No sábado, 19, destaque para Copa Ouro Shopping Leblon Troféu Rodolpho Figueira de Mello (in memorian), a 1.35m. A partir das 19 horas todas atenções se voltam para a final do Longines Extreme Teams Challenge, desafio por equipes, criado pelo cavaleiro olímpico Doda Miranda em 2019.

GP Internacional BTG Pactual 84º Aniversário da Sociedade Hípica Brasileira
Campeão Doda Miranda / DTC Princess de Revel – BRA – 0/0 – 0/52s74
Vice Marcello Ciavaglia / HST Cartouche – BRA – 4/0 – 4/51s55
3º Lucio Osório / Etonian Master Polana – BRA – 0/4 – 4/51s78