Marcello Ciavaglia fecha o Torneio de Verão em São Paulo com mais uma vitória no Clássico

Ao longo de cinco dias de competição foram 1254 as participações nas pistas do Clube Hípico de Santo Amaro, reunindo a nata do hipismo brasileiro entre profissionais, jovens talentos e amadores. José Reynoso garantiu voltou a garantir o vice no Clássico e Cesar Almeida venceu a Copa Ouro.

Entre 16 e 20/2, a 2ª Etapa do 34º Torneio de Verão, um Concurso de Salto Nacional 3*, agitou o Clube Hípico de Santo Amaro, na zona sul da capital paulista. Fechando o evento, Marcello Ciavaglia, top carioca radicado em São Paulo, repetiu o feito da 1ª Etapa em 13/2, vencendo o Clássico, a 1.45m. José Roberto Reynoso Fernandez Filho, cavaleiro mais premiado em atividade no país, também fez bis garantindo o vice, o outra vez. Porém ambos se apresentaram com novas montarias na disputa que também valeu como esquenta para a agitada temporada 2022 em solo brasileiro.

Dos 36 conjuntos, somente dois habilitaram-se ao desempate idealizado por Gabriel Malfatti. José Roberto Reynoso Fernandez Filho, com Cassillero JMen, BH do Haras Agromen que venceu a série de Cavalos Novos 8 anos nessa 2ª Etapa do Torneio de Verão e fez sua estreia em um Clássico, abriu o desempate, cruzando a linha de chegada em 32s99, mas com uma leve falta no último obstáculo. A seguir, Marcellino e Premier 2S, de propriedade de Arnoldo Loeb, fizeram percurso limpo, em 37s20, garantindo o título do Clássico, pelas cores do Rio de Janeiro. A top carioca Stephanie Macieira com Cassandra Girl Loar, BH de 11 anos, emplacou em 3º lugar com apenas 2 pontos perdidos por excesso de tempo.

“Agradeço a toda minha equipe e, em especial, ao Arnoldo Loeb, proprietário do Premier 2S, bem como a sua esposa Tania que não está mais entre nós, mas segue me abençoando”, disse Marcello, 44, vice-campeão do ranking brasileiro senior 2019/2020, que monta Premier há menos de um ano. “É sempre muito bom competir com o Zé Roberto, que eu respeito muito”, acrescentou o vencedor que em 13/2 venceu o Clássico com GR Garuda .

“Essa foi minha primeira em prova desse nível com o Casillero JMen. Vencemos a série de Cavalos Novos 8 anos aqui no Torneio de Verão e agora fomos vice no Clássico”, contou Zé Roberto, heptacampeão do ranking brasileiro senior top, que monta Casillero, de propriedade do Haras Agromen em parceria com o cavaleiro, desde os 4 anos.

Cesar Almeida fatura a Copa Ouro

No sábado, 19, o ponto alto foi a sempre concorrida Copa Ouro, a 1.35m. Dos 68 conjuntos, 10 foram ao desempate. O medalhista pan-americano e cavaleiro da casa Cesar e Ulena Mail Qui Império Egípcio, uma sela francesa de 13 anos, foram o último conjunto em pista e faturaram o título sem faltas em 34s36. Cesar monta Ulena, de propriedade do Haras Império Egípico, há cerca de três anos, quando chegou da Europa. Desde então a dupla já faturou cerca de 15 vitória em provas de velocidade. “E ainda vamos vencer muito mais”, garantiu Cesinha, satisfeito.

A 2ª colocação ficou com o sempre competitivo conjunto Pedro Paulo Cordeiro, amazonense radicado em São Paulo, e seu Shy Boy, sem faltas, 33s11. Destaque também para excelente atuação para a jovem amazona santamarense Vivian Kang, de apenas 15 anos, que montando Luna Pullmann garantiu a 3ª colocação sem faltas, 36s01.

Ao todo a 2ª Etapa do Torneio de Verão no Clube Hípico de Santo Amaro contou com 1254 participações em 38 provas, de 1 a 1.45m, para todos os níveis e categorias. O próximo grande encontro da caravana do hipismo brasileiro será no Concurso de Salto Nacional 3* Summer Tour na Sociedade Hípica Paranaense, em Curitiba, entre 10 e 13/3.

Clássico – 20/2

Campeão Marcello Ciavaglia / Premier 2 S – FEERJ – 0/37s30
Vice José Roberto Reynoso Fernandez Filho / Casillero JMen – 4/32s99
3º Stephanie Macieira / Cassandra Girl Loar – FEERJ – 2/85s67