Parasitas internos equinos e desnutrição: qual é a relação?

Parasitas

Parasitas internos podem danificar o trato digestivo dos cavalos, causando problemas ao longo da vida com a absorção de nutrientes.

Equine Internal Parasites and Malnutrition: What’s the Link?

fonte: The Horse, tradução Google

A maioria dos proprietários de cavalos entende que parasitas internos podem causar más condições ao cavalo. E a maioria de nós entende que de alguma forma isso se deve ao fato de esses parasitas “roubarem” nutrientes do cavalo. Embora seja esse o caso, a situação é potencialmente muito mais sinistra.

Estrongilos grandes, Strongylus vulgaris , vivem no intestino grosso do cavalo. Seus ovos saem do trato digestivo nas fezes e depois eclodem. Os cavalos eventualmente consomem as larvas, que passam através da parede intestinal para as várias artérias que suprem o trato digestivo. Eventualmente, após vários meses, eles retornam aos intestinos quando adultos, e o ciclo começa novamente.

Os pequenos fortes também residem no intestino grosso e suas larvas migram e hibernam na parede intestinal. Quando essas larvas saem da hibernação, podem causar danos substanciais à parede intestinal. Alguns parasitas, como lombrigas, são um problema maior para cavalos jovens, e as larvas ingeridas desses vermes passam pelo fígado e pulmões antes de amadurecer no intestino delgado, onde sua atividade pode causar irritação e inflamação substanciais.

Do ponto de vista nutricional, o problema com esses parasitas não é apenas que eles roubam nutrientes do cavalo para sobreviver, mas que estão causando danos potencialmente permanentes ao tecido do trato digestivo e alterando a função intestinal.

A parede intestinal é vital para a absorção de nutrientes. A primeira seção do intestino delgado, o duodeno, é responsável por secretar as muitas enzimas digestivas necessárias para quebrar moléculas – como açúcares, amido, aminoácidos e ácidos graxos – em suas partes componentes. Estes são então absorvidos pelo epitélio intestinal no jejuno e íleo subsequente do intestino delgado. Danos aos tecidos e cicatrizes nessas regiões do intestino podem impactar negativamente as células que secretam enzimas, bem como as responsáveis ​​pela absorção de nutrientes. Parasitas nas artérias do trato intestinal podem limitar o fluxo sanguíneo, reduzindo a quantidade de oxigênio que chega ao tecido intestinal. Danos aos vasos nesta área podem limitar o movimento de nutrientes para longe do intestino. Esse dano pode ser irreversível e pode durar por toda a vida,

Em outras espécies, os parasitas são conhecidos por impactar negativamente o sistema nervoso entérico (ENS), cuja integridade é necessária para a homeostase intestinal. O ENS faz parte do sistema nervoso autônomo. As funções nervosas autônomas agem amplamente de forma subconsciente e regulam coisas como frequência cardíaca, frequência respiratória e, no caso do ENS, digestão. Quando certos parasitas impactam o ENS intestinal em outras espécies, a motilidade gastrointestinal pode ser afetada. Em humanos, podem ocorrer doenças como a síndrome do intestino irritável, devido a interrupções no eixo intestino-cérebro.

Se os parasitas internos impactam o ENS dos cavalos e, portanto, a motilidade intestinal, o cavalo pode estar em um risco aumentado de cólica de impactação se a motilidade diminuir e a digestão e absorção de nutrientes deficientes – e potencialmente diarreia – se ela aumentar.

As principais funções do trato digestivo incluem digerir e absorver nutrientes, além de servir como barreira a agentes potencialmente nocivos, impedindo-os de entrar no corpo. Os parasitas internos afetam todas essas funções, tanto a curto prazo quanto potencialmente para a vida do cavalo. Eles não estão apenas roubando nutrientes do cavalo naquele momento. Eles também estão criando uma situação que pode roubar nutrientes do cavalo muito depois de os parasitas terem ido embora.

SOBRE O AUTOR

milímetros

Clair Thunes, PhD, é uma nutricionista eqüina proprietária da Summit Equine Nutrition, com sede em Gilbert, Arizona. Ela trabalha como consultora com proprietários / treinadores e veterinários nos Estados Unidos e globalmente para eliminar as suposições sobre a alimentação de cavalos e fornece serviços para empresas selecionadas. Como nutricionista atende todos os equídeos, desde competidores WEG até burros miniatura e tudo mais. Nascida na Inglaterra, ela obteve seu diploma de graduação na Universidade de Edimburgo, na Escócia, e seu mestrado e doutorado em nutrição na Universidade da Califórnia, Davis. Enquanto crescia, ela competiu em uma ampla gama de disciplinas e foi um membro ativo do UK Pony Club. Hoje, ela serve como comissária distrital do Salt River Pony Club.