Competitividade e emoção na Final Nacional de Paleteada
Provas, Resultados, News, ... - Nacionais
Qua, 05 de Setembro de 2012 17:18

A programação crioulista na Expointer 2012 foi encerrada em alto nível na tarde deste domingo (2/9), com a Final Nacional de Paleteada da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC).

A prova contou com julgamento do criador Jorge Demiate Junior e do ginete Freio de Ouro José Fonseca Macedo.

O evento sofreu muitas mudanças durante o ciclo, o que culminou na reunião de conjuntos de vários cantos do sul do país. Foram 47 duplas na força A e sete na força B, categoria criada para estreantes e ginetes que já não participavam do ciclo da competição há algum tempo. A premiação somou R$ 30 mil em dinheiro.

Na força B o grande destaque foi a dupla de primos Clarel e Rogério Fialho. Convidado por Rogério para participar pela primeira vez da modalidade, Clarel já provou na sua estréia o gosto da vitória. “Achei muito legal a modalidade e chegar aqui e ganhar é muito emocionante. Agora, vamos seguir treinando, porque ano que vem é a força A”, diz.

Enquanto a força B mostrava o pontencial, ainda a ser lapidado, de novos ginetes, a força A trazia dezenas de profissionais que não davam nenhum deslize. No início da última volta, a distância entre o primeiro e o sétimo colocado era de apenas um ponto.  “Tivemos que analisar as corridas com outros olhos. A pergunta que nos fazíamos não era se tinha algo errado, e sim, se de algum jeito a corrida poderia ser melhor e, mesmo com essa visão, tivemos várias e várias vezes respostas que nos levaram a levantar a placa dez”, diz Macedo.

Os grandes campeões da prova, na primeira e segunda colocação, os ginetes João Vitor Dutra e Ricardo Perez. A dupla chegou pela primeira vez ao lugar mais alto do pódio. “É um sonho realizado. Já estivemos em várias pistas de paleteada e este era o único título que ainda não tínhamos conseguido. Estamos realizados”, diz Perez.

O selo de raça da prova, definido pelos técnicos responsáveis pelo evento Carlos Marques Gonçalves Neto e Luiz Francisco Quadros Leite foi JA Amargo.

Conheça os campeões:

Força B

1º lugar

Clarel Fialho montando Líder de Santa Cinilda e Rogério Fialho montando AS Malke Respondão

2º lugar

Pedro Móglia montando Maneia de Santa Margarina e Luiza Sarmento montando Ciruela Chico

3º lugar

Tomaz Pereira montando Xirú da Bela Esperança e Pedro Souza montando Paissano Meia Lua

Força A

1º lugar

João Vitor Dutra montando Lembrança da Morada Nova e Ricardo Perez montando Milonga Buena da Morada Nova

2º lugar