Cada vez mais concorrido, o ranking da SHPr atrai bons atletas que buscam destaque nas competições nacionais
Internas

Verônica Pacheco, Carla Bastos Dias - Toda Comunicação

Mais de 212 conjuntos participaram da 3ª Etapa da 2ª fase do Ranking de Hipismo da Sociedade Hípica Paranaense (SHPr), que aconteceu ontem (16) e hoje (17). “O concurso estava muito bom, com alta competitividade e ótimo desempenho dos atletas. Quero aproveitar para agradecer a presença de todos, em especial do pessoal de Santa Catarina e do interior do Paraná que prestigiaram o evento”, afirma o vice-presidente da Hípica, Flávio de Castro Martinez Filho.

Os atletas competiram nas categorias 0,40 m, 0,70 m, 0,80 m, 0,90 m, 1,00 m, 1,10 m, 1,20 m, 1,30 m e 1,40 m. As provas de 1,30 e de 1,40 foram em homenagem a Célio Barbosa Simões dos Reis e a Raul Baptista Trombini, dois grandes personagens do hipismo paranaense. “O Célio e o Raul foram muito importantes para a Hípica, por isso fizemos esta singela homenagem nomeando as provas com seus nomes”, conta Vailton Jaci Cordeiro, o “Baíca”, diretor geral do clube.

Para os atletas, a competição foi difícil, seguindo o mesmo padrão das outras etapas, e os concorrentes estão cada vez mais preparados. Daniel Cesar Khury, cavaleiro campeão da prova de 1,30, esta foi uma boa etapa. “A prova foi boa e o desempate foi difícil. O Luiz, a Giovanna e o Anderson são grandes cavaleiros e realmente foi bem concorrido”, ressalta Khury, se referindo ao cavaleiro Luiz Fernando M. Albuquerque, a amazona Giovanna de Finis Sobania e ao cavaleiro Anderson Tonon Rodrigues, que ficaram no 2º, 3º e 4º lugar respectivamente e estavam entre os que disputavam a primeira posição no desempate.

Khury conta que sua égua estava machucada, mas mesmo assim deu tudo certo. “Eu treino todos os dias e os treinamentos são alternados, um dia a égua salta e no outro ela é adestrada, tudo para se exercitar. A minha relação com ela é de parceria e confiança, nós temos que ter uma sintonia fina para alcançar bons resultados como este”, acrescenta.

Luiz Fernando M. Albuquerque, um dos grandes veteranos do hipismo paranaense, ficou em primeiro lugar na categoria Cavalos Novos 1,30. “Foi difícil, estou com um cavalo novo e subi agora para o 1,30. Os concorrentes são muito bons e estão ficando cada vez melhores”, considera. O cavaleiro comenta que Célio Barbosa foi um grande amigo, desde que chegou a Curitiba. “Era uma figura excepcional e com a vantagem de ser flamenguista”, brinca.

Mesmo ficando em segundo lugar na categoria Amador Top 1,30 – divisão na qual foi campeão na 2ª etapa - Jaime Canet acredita que saltou muito bem e está feliz com o resultado. “Foram alguns detalhes que não deram 100% certo. O percurso mudou um pouco, o nível estava muito alto e o desempate da prova foi bem competitivo”, enfatiza.

O cavaleiro Gustavo El-Jaick venceu a prova de 1,40 e atribui sua vitória a Carla, égua com a qual competiu. “A égua pulou muito bem. Ela era minha mas vendi para o Omar, que é meu aluno e não pôde competir devido à um problema nas costas. A etapa foi muito boa e a Hípica está valorizando muito o ranking. Isto é ótimo para os cavaleiros, que treinam e conseguem destaque no cenário nacional”, assegura.

Confira os campeões das principais categorias:

Cavalos Novos 1,30
1º Luiz Fernando M. Albuquerque, com Nick das Cataratas
2º Daniel Cesar Khury, com Quite Capitano

Amador Top 1,30
1º Giovanna de Finis Sobania, com Átomo Clasi
2º Jaime Canet, com Trendy Men

Jovem Cavaleiro Top 1,30
1º Roberta Greca Schaffer, com Hatilla  Adal
2º Bernardo Peralta de Macedo, com SS Neon

Sênior 1,30
1º Daniel Cesar Khury, com Saralineke