STEPHANIE MACIEIRA É A GRANDE VENCEDORA DA SEGUNDA ETAPA DO RANKING GUARANÁ ANTÁRTICA DA SOCIEDADE HÍPICA 2010
Internas

Colaboração Roberta Pinto

A amazona Stephanie Macieira foi a grande vencedora da segunda etapa do Ranking Guaraná Antártica da Sociedade Hípica Brasileira 2010, que está sendo disputado na sede do clube, na Lagoa. Montando Cisco Domar ela foi a mais rápida no desempate da prova com o tempo de 39s01, em pista limpa. O segundo posto ficou para Roberto Mendonça Dias no dorso de Wild Thing, com o tempo de 39s43, sem faltas. O conjunto Fábio Leivas da Costa/Une Prince ficou em terceiro com o tempo de 38s04 e uma falta. Serão disputadas outras três etapas, com a próxima marcada para os dias 12 e 13 de junho. Ao todo serão distribuídos 80 mil reais em premiação.

“Este cavalo está em uma fase espetacular. Embora seja um animal novo, com apenas oito anos, ele vem surpreendendo a todos com o seu desempenho. Na semana passada, em São Paulo já fez um zero no GP do Serra e Mar e hoje mostrou constância conquistando este excelente resultado”, contou a amazona de 22 anos.

Os 16 conjuntos que entraram na pista para a primeira passagem tinham 81 segundos de tempo concedido para saltar os 12 obstáculos, a 1,40m, do percurso idealizado pela course designer internacional Érica Sportiello. Deles, apenas cinco não cometeram penalidades e garantiram a classificação ao desempate da prova.

O primeiro conjunto a entrar para a parte decisiva da prova foi Roberto Mendonça Dias, que marcou 39s43 em pista limpa. Os outros três conjuntos que vieram a seguir não conseguiram zerar o percurso. Stephanie foi a última a entrar e além de zerar ainda baixou o tempo do adversário em 42 centésimos.
“Sabia que tinha que fazer zero e ainda baixar o tempo do Roberto. Procurei administrar o máximo possível e ser rápida nas curvas. Meu cavalo correspondeu e conseguimos tirar a diferença”, festejou.

Na prova seguinte, com obstáculos a 1,30m, foi a vez dos competidores da categoria Amador Top e Jovens Cavaleiros Top.  O cavaleiro André Ryfer e seu Valley foram os vencedores na categoria amador top.  Na Jovens Cavaleiros Top, o vencedor foi Daniel Maia Costa montando Vinicius Itapuã.

A programação continua neste domingo, com a segunda etapa do Torneio de Redeas (Hipismo Western) promovido pela Federação Equestre do Estado do Rio de Janeiro – FEERJ. A modalidade hoje reconhecida pela FEI – Federação Equestre Internacional já estará como demonstração nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012.

Devido ao grande sucesso de público na primeira etapa, desta vez, haverá o  lançamento, em caráter experimental, da categoria ESTREANTES, com percurso muito simples e convidativo àqueles novatos na modalidade. Essa idéia tem por objetivo mobilizar novos adeptos à modalidade.

As provas serão disputadas na pista de areia, com dimensões de 45m x 90m. O juiz será Ricardo Heymann, cavaleiro com diversas vitórias nacionais e internacionais, que ainda comentará os julgamentos imediatamente após a última prova. A pista será aberta para reconhecimento, entre 10h e 12h e a competição terá início às 14h.

RANKING GUARANÁ ANTÁRTICA DA SHB – PROVA 1,40M – CATEGORIA SÊNIOR

1 – Stephanie Macieira/Cisco Domar – 39s01 – sem faltas