ABCCC presente na Alemanha
Provas, Resultados, News, ... - Internacionais
Sex, 06 de Julho de 2012 13:21

O Chio, tradicional festival de equitação e adestramento realizado na cidade de Aachen (no Brasil chamada de Aquisgrano), na Alemanha, está homenageando o Brasil este ano e conta com um convidado mais que especial nesta edição: o cavalo Crioulo.

A Associação Brasileira de Cavalos Crioulos (ABCCC) foi convidada pelo criador Conrad Hoyos, da Cabanha La Primera - a pioneira na criação da raça na Europa – a acompanhar a homenagem e trocar informações com interessados no Crioulo no país.

O superintendente do Serviço de Registro Genealógico (SRG), Rodrigo Teixeira, está representado a Associação no evento, que começou no dia 29 de junho e se estende até o dia 7 de julho. Além de prestigiar a homenagem, Teixeira vai com o objetivo de trocar informações e acompanhar a expansão da raça crioula. Os primeiros exemplares da Alemanha foram levados do Uruguai, país de origem da esposa do proprietário da La Primera. Lá os cavalos são criados a campo e resistem a temperaturas inferiores a -10ºC.

Na abertura do festival houve um desfile pela cidade em que Rodrigo montou um dos cavalos do criador alemão com uma bandeira personalizada com o símbolo da ABCCC e as cores do Brasil. A Associação também tem um estande com catálogos, anuários, brindes da raça e informativos, além de material audiovisual para que o público do festival conheça melhor o trabalho desenvolvido com o Crioulo no Brasil. “A ideia é trocar informações, mostrar o nosso trabalho e saber como é a criação na Europa. Será uma espécie de confraternização. A ABCCC está em busca de novos contatos e em intercâmbios de informações. Este evento mostra a expansão do nosso trabalho”, diz Teixeira.

Apesar ser localizada no interior da Alemanha, Aachen é um centro industrial, comercial e turístico. Localizada na região mineira do país, a cidade tem grande valor histórico. Foi lá que grande parte dos reis e alguns imperadores da Alemanha foram empossados.