This week1983

Genética premiada reforça a criação brasileira do Puro Sangue Lusitano
Provas, Resultados, News, ... - Gerais
Ter, 05 de Março de 2013 10:43
Primeiros produtos brasileiros do multi premiado reprodutor Spartacus e do promissor garanhão Campeador devem nascer na próxima estação de monta

O plantel brasileiro do cavalo Puro Sangue Lusitano está ganhando um importante reforço neste início de ano com a chegada ao país da consagrada genética da Coudelaria de Santa Margarida. Resultado de uma ousada parceria com a Coudelaria Damas, comandada pelo criador Rodrigo Damas, e a Central Veterinária de Equinos, cujo titular é o médico veterinário José Rebouças, a novidade possibilitará que em breve o país conte com os primeiros produtos brasileiros do multi premiado reprodutor Spartacus e também do promissor garanhão Campeador.

Originário da seleção da Coudelaria de Santa Margarida, Spartacus é o único animal da raça eleito Campeão dos Campeões do Festival Internacional de Lisboa por três anos consecutivos: 2001, 2002 e 2003. O garanhão, além disso, também construiu uma sólida carreira no adestramento clássico, modalidade em que obteve mais de vinte pódios, com destaque para o título do Grande Prêmio da Sociedade Hípica Portuguesa de 2010, competição na qual chegou a atingir a marca dos 70% de pontuação.

Agora, Spartacus vem brilhando também na reprodução, onde já produziu diversos animais premiados, como o garanhão baio Campeador. Com apenas cinco anos de idade, Campeador já é dono de um sólido currículo, do qual fazem parte sete medalhas de ouro em concorridas exposições da raça, como Cascais, Ponte de Lima e a capital da equinocultura portuguesa Golegã, onde conquistou seu mais importante título até o momento, sagrando-se Campeão dos Campeões da Feira Internacional do Cavalo de 2010.

Além disso, com 81,5 pontos e apenas 14 anos, Spartacus lidera a lista dos 45 garanhões recomendados pela Associação Portuguesa do Puro Sangue Lusitano (APSL). A mesma entidade, aliás, concedeu-lhe no mês de janeiro o título de “Garanhão de Mérito 5 Estrelas”, em decorrência do seu alto número de filhos aprovados como reprodutores recomendados. Ressalte-se ainda que apenas dois outros animais vivos possuem essa deferência dentro da raça: Hostil e Scapin RBO.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 9-9636-8677, com José Rebouças, ou nos endereços eletrônicos www.coudelariadamas.com.br ou www.centralveterinariadeequinoscom.br .