Os cuidados com a gripe em cavalos
Dicas Veterinárias

Os cuidados com a gripe em cavalos

A gripe equina pode acometer todas as raças de cavalos e é observada em qualquer época do ano, trazendo sérios transtornos aos criadores

Se um cavalo apresentar lacrimejamento espontâneo, corrimento nasal e ocular, febre e desânimo, ele pode estar com gripe. Estes são os sintomas mais comuns para a doença que pode apresentar complicações se não for tratada de maneira satisfatória. Em geral, a recuperação dos quadros de gripe equina comum pode levar de uma a duas semanas.

“A gripe equina ocorre durante o ano todo e não necessariamente está vinculada ao período de inverno”, explica dr. João Heckmaier, veterinário, coordenador do Hospital Veterinário do Jockey Clube de São Paulo. “O que pode acontecer nos meses mais frios é um aumento no número dos casos, principalmente em entidades hípicas, devido à proximidade entre os animais nos estábulos”, salienta.

As complicações da gripe equina levam a quadros de pneumonia, enterites e orquites (inflamação dos testículos em garanhões). “A influenza acarreta um grande problema econômico, especialmente em entidades hípicas, quando gera surtos que pode levar os jockeys clubes a suspenderem suas atividades. Deve-se ficar atento à gripe comum, assim como a rhinopneumonite, que podem atuar como porta de entrada para outras contaminações”, alerta Heckmaier. O tratamento consiste em isolar os animais doentes, cessar suas atividades físicas, deixá-los em local arejado, com cama e água de qualidade e oferecer alimentação saudável e equilibrada. O controle da temperatura é necessário. Nos casos de complicações, o uso de antibióticos é recomendado, sendo que as doses e o intervalo entre as tomadas é de critério exclusivo do veterinário.

“A maneira mais eficiente de se prevenir a gripe equina é manter um esquema de vacinação para o ano todo, que ajuda a prevenir também os casos de rhinopneumonite. O uso de vacinas bivalentes pode ajudar os animais a se fortalecer contra a doença”, explica o veterinário. A Pfizer Saúde Animal dispõe em seu portfólio a vacina Fluvac Innovator EHV 4/1, elaborada a partir de vírus inativado que ajuda na prevenção da gripe equina sem riscos de contaminação para o animal. Fluvac tem atuação bivalente e é recomendada para a administração em equinos sadios como auxiliar na prevenção também de demais doenças respiratórias.

___________________________________________________________________________
Pfizer
Considerada uma das empresas mais diversificadas do setor farmacêutico, a Pfizer desenvolve medicamentos de prescrição e de consumo para Saúde Humana e Animal. A companhia oferece opções terapêuticas para uma variedade de doenças em todas as etapas da vida das pessoas, desde vacinas para bebês até medicamentos para doenças complexas, como dor, câncer, tabagismo e Alzheimer. Fundada em 1849 e instalada no Brasil desde 1952, a Pfizer é a indústria que mais investe em pesquisa e desenvolvimento de novos medicamentos. A companhia também mantém e acompanha projetos sociais voltados para educação e saúde no país. Na área de Saúde Animal, a Pfizer oferece uma gama de soluções diferenciadas para produtores rurais, veterinários e donos de animais de estimação, composta por antibióticos, antibacterianos, anti-inflamatórios, intramamários e antiparasitários. Entre as suas marcas mais conhecidas estão Terramicina LA, Dectomax,  CIDR, Vivax, Draxxin, Excede, Respisure, Lincospectin, Convenia, Revolution e uma linha completa de vacinas. Para atender de maneira completa seus clientes, a companhia investe em programas de educação continuada que visam produtividade do agronegócio brasileiro, bem como sanidade e bem-estar dos animais. A Divisão de Saúde Animal é líder mundial em medicamentos veterinários para bovinos, equinos, ovinos, caprinos, suínos, aves, cães e gatos, além de oferecer produtos agrícolas.

Atendimento ao consumidor Pfizer Saúde Animal: www.pfizersaudeanimal.com.br ou 0800 011 19 19