Simvet/RS vai debater Lei do leite e combate ao Mormo durante a Expointer
Provas, Resultados, News, ... - Dicas Veterinárias
Sex, 12 de Agosto de 2016 08:53

Entidade realizará painéis simultâneos com o objetivo de atualizar os médicos veterinários sobre assuntos do momento

Dois dos principais assuntos que mobilizam o setor agropecuário do Rio Grande do Sul serão temas de discussão durante a Expointer em eventos promovidos pelo Sindicato dos Médicos Veterinários no Estado do Rio Grande do Sul (Simvet/RS). Em seminários simultâneos, a nova Lei do Leite e o combate ao Mormo estarão em pauta na tarde de quinta-feira, 1º de setembro, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS).

A presidente do Simvet/RS, Angelica Zollin, avalia que os dois temas envolvem diretamente a participação dos médicos veterinários que realizam as fiscalizações pelo Estado. "A escolha dos temas voltaram a ser pauta do Sindicato nos últimos tempos. Passaram-se vários anos e continuamos com os mesmos problemas e não vimos entendimentos definitivos sobre estes temas", acredita.

Na Casa do Médico Veterinário, a partir das 14h, será realizado o painel "A Lei do Leite: O Que Mudou?", com a participação de representantes do governo, indústrias e fiscalização. A legislação, que entrou em vigor no dia 24 de junho, ainda está no prazo de adequação dos setores envolvidos à lei. Entretanto, a proposta é discutir como estes segmentos da cadeia láctea vem se adaptando. "Queremos debater o que mudou e o que ainda não mudou. E se não mudou, o que tem que ser feito para mudar", revela a presidente do Simvet/RS.

Já no Tatersal do Cavalo Crioulo, no mesmo horário e com o apoio da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), ocorrerá o Seminário Sobre Sanidade Equina, que vai avaliar e atualizar os participantes sobre os andamentos do combate ao Mormo e outras enfermidades. "O Simvet/RS retorna com a pauta da sanidade equina como já fizemos em outras edições da Expointer. Acreditamos que os debates ainda não estão esgotados. Trazemos de volta este assunto para que possamos nos atualizar sobre os processos de combate à enfermidade", observa Angelica.

Após os debates no Tatersal do Cavalo Crioulo, será realizada uma apresentação sobre a profissão de técnico da ABCCC. Ambos os eventos são de entrada livre para os participantes.

Confira a programação

A Lei do Leite: O Que Mudou?

Data: 1º de setembro de 2016

Local: Casa do Médico Veterinário